ESTAMPARIA

Trabalhos de cartonagens com tecidos despertaram em mim o interesse por estampas. Comecei a prestar atenção nos desenhos, nos temas e, pesquisando, descobri que poderia desenvolver os meus próprios padrões. Enquanto nos murais falo da natureza que não está mais lá e proponho um resgate às formas orgânicas que um dia foram nossas casas, com os tecidos busco preencher os espaços com fauna, flora e cultura brasileira, propondo um fortalecimento da identidade cultural a partir de resgate de elementos e símbolos que identifico como nossos e que constroem nossa história.

             

Existem algumas formas de construir a repetição de uma padronagem, então, tendo em mente o tema e a imagem que quero reproduzir, defino o movimento que quero dar à arte, e com a grade de repetição estabelecida, inicio desenhos e/ou recortes para a construção do módulo que vai se repetir e se encaixar com direcionamento, dando um sentido à ilustração desde sua criação.

POCHOIR

Pochoir é a técnica de impressão manual que a construção da estampa se dá a partir de pintura com rolinhos sobre matrizes vazadas, a tinta passa para o tecido somente nas áreas recortadas e a cada matriz que se imprime, é uma parte do desenho que se revela. O número mínimo de matrizes por estampa, é a quantidade de cores que ela tem, sendo que acontece de se ter mais de uma matriz por cor. No final do processo, depois de cada matriz impressa, se tem a arte final.

Lona 100% algodão com aplicações diversas em decoração como estofados, quadros, porta-revistas, redes e confecção de acessórios como bolsas, sacolas ecológicas, alforjes...

A tinta é serigráfica, própria para tecidos, de alta qualidade de pigmentação, solidez e resistência.

As peças podem receber aplicação de impermeabilizante no final do processo.

Quadro.

Projeto da decoradora Magda Pandolfo e Mariana Dias Arquitetra.

Foto Mariana Dias

Mochila.

Confecção da Alforjaria.

Foto Priscila Moreno

Almofadas.

Confecção do próprio cliente.

Foto Helena

Bolsa para MAT de yoga.

Confecção da Alforjaria.

Foto Priscila Moreno

Manutenção

Lavar a frio, usar sabão neutro, não usar cloro, lavar separadamente, secar à sombra, passar a ferro protegendo a área impressa com um tecido de algodão e não lavar à seco.

Lona e tinta utilizadas são de empresas brasileiras e produzidas no Brasil.

ESTAMPARIA | Criando Junto

Mestres Navegantes

Recebi um convite muito especial para criar uma arte para o projeto Mestres Navegantes. Assim que conheci o projeto, fiquei encantada com a dedicação não só de registrar diversos ritmos brasileiros, mas também com todo o cuidado envolvido em exaltar e propagar nossa cultura com tanta maestria. 

Confesso que não foi fácil decidir sobre a criação com um leque de opções tão rico de informações.

Então, escolhi a Marujada, manifestação popular de Bragança, no Pará. Aprendi um pouco mais sobre nossa Amazônia, e sua história.

Uma ocupação no galpão das oficinas do SESC Pompéia que traz para 2018 cerca de 300 obras produzidas por 75 artistas, arquitetos e designers (mestres e alunos) das escolas soviéticas SVOMAS, VKHUTEMAS e VKHUTEIN - cursos superiores de arquitetura, cerâmica, metal, madeira, têxtil e poligráfica que tinham como objetivo preparar a população um novo mundo, formar uma nova sociedade, fundadas por Lenin em 1918 pós revolução soviética de 1917.

Tive a linda oportunidade de ser uma dos nove designers e artistas de 2018 que reproduziram as obras do ateliê têxtil. Um trabalho intenso e emocionante, 100 anos depois desenhos, projetos e sonhos saíram do papel.

Vkhutemas: O Futuro em Construção 1918-2018
whatsapp | +55 11 948153372

Foto "Background" Lucila Hertzriken

 

© Fernanda Robles - 2018 | ALL RIGHTS RESERVED

All images are copyright © Fernanda Robles